Mostrar mensagens com a etiqueta As diferentes formas de cozinhar palha. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta As diferentes formas de cozinhar palha. Mostrar todas as mensagens

sábado, 19 de janeiro de 2013

Quiche inventada

Esta quiche foi inventada, mas surpreendentemente saiu mais saborosa que a de frango, atum, espinafres e sei lá mais do quê, que eu já fiz.

Ingredientes:
- 1 pacote de massa folhada;
- 1 pacote de salsichas em vácuo ou lata;
- 8 (a olho) cenouras baby;
- 3 cubos de espinafres (dos congelados, que vem em cubos óbvio)
- 1 cebola;
- 3 ovos;
- 1 pacote de queijo mozarella ralado;
- 1 pacote de molho de soja/natas;
- Margarina q.b.;
- Pimenta q.b.;
- Orégãosq.b..




Receita: 
Colocam as cenouras a cozer e quando estas estiverem cozidas colocam nessa mesma água os espinafres e entretanto cortam as cenouras as rodelas.
Quando os espinafres estiverem prontos, têm que os escorrer muito bem. 
Picam a cebolae colocama refogar num tacho com azeite. Quando a cebola estiver macia, colocam as cenouras e os espinafres e deixam ganhar sabor, mexendo sempre durante uns 10 minutos e reservam.
Cortam as salsichas em rodelas fininhas e colocam a fritar numa frigideira com a margarina.
Retiram a massa folhada do frigorífico e colocam-na na tarteira, picando o seu fundo com um garfo (é importante que não se esqueçam deste passo), em seguida numa taça batem os ovos, juntando em seguida o molho de soja/natas, a pimenta e orégãos. A este preparado juntam o refogado das cenouras e espinafres, as salsichas e o queijo ralado. 
Colocamem cima da massa folhada, temperando com mais um pouco de orégãos e levam ao forno, já previamente pré - aquecido, durante 20/30 minutos ou até dourar por cima.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pasteis de bacalhau da avó

Como não me agradou nenhuma receita em especial das que vi e os pasteis de bacalhau que a minha avó faz são muito bons, pedi-lhe a receita (apesar da minha ter sofrido poucas modificações).

Ingredientes:
- 500g de bacalhau (eu como não tinha de outro, usei do que já vem desfiado, mas usem do normal.);
- 300g de batata (foi um pouco a olho);
- 2 ovos;
- Salsa picada fresca q.b.;
- Cebola;
- Pimenta q.b..

Receita:
Coloquem o bacalhau a demolhar durante tempo suficiente para que perda a maioria do sal.
Cozam o bacalhau e enquanto isso descasquem as batatas e partam-nas aos pedaços (quanto mais pequenos melhor).
Depois de o bacalhau cozido, nessa mesma água cozam as batatas.
Escorram bem o bacalhau (usei a técnica do pano) e desfiem-no, fazendo o mesmo com as batatas, mas reduzindo-as a puré. 
Misturem o bacalhau, as batatas, a salsa, a pimenta e os ovos.
Moldem os pasteis com duas colheres untadas com óleo/azeite, depois ou fritam ou congelam.





quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mousse de chocolate e café

Depois de várias experiências cá está uma receita de mousse de chocolate em pó e café.

Ingredientes:
- 6 ovos;
- 1 pacote de chocolate em pó Pantagruel;
- 1 c. sopa de açúcar por cada ovo;
- 1 chávena de café;
- 50g de margarina.

Receita:
Derreter a margarina. Juntar a margarina, o chocolate em pó e o café, alternando e mexendo bem.
Noutra tigela bater as gemas com 5 colheres de açúcar, até formar um creme esbranquiçado. Juntar o preparado do chocolate ao das gemas.
Bata as claras em castelo com a colher restante de açúcar. Junte as claras batidas ao preparado anterior, misturando suavemente, até ficar uniforme.
Coloque em taças e leve ao frigorífico.



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Costeletas de porco com ananás


Vi esta receita no site Sabor Intenso e não resisti em fazê-la.

Ingredientes:
- 4 costoletas de porco;
- Sal q.b.;
- Pimenta q.b.;
- 4 rodelas de ananás;
- 60g de margarina;
- 1 c. chá CHEIA de mostarda;
- 200ml da calda do ananás;
- 100ml de vinho branco;
- 200ml de molho de soja (no original é usado natas);
- 2 frigideiras e 1 passador.

Receita:
Temperam as costeletas com sal e pimenta e deixam repousar.
Colocam a margarina numa frigideira a derreter , colocando em seguida as costeletas a fazer, sem dixar que a margarina se queime.
Retiram as costeletas e colocam-nas numa travessa e mantêm-nas quentes.
Na gordura que restou fritam as rodelas do ananás e depois colocam-nas em cima de cada costeleta.
Nessa mesma gordura misturam a mostarda, o vinho e a calda do ananás, sendo que quando ferver, têm de coar para outra frigideira e deixar ferver mais 2 minutos.
Por fim juntam as natas e deixam apurar. Colocando o molho na travessa, por cima das costeletas e do ananás.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bifes de perú & salsichas "lá de casa"

Sem saber como aproveitar bifes de perú e não os cozinhando sempre da mesma maneira encontrei no blog As Receitas lá de Casa uma receita fantástica, que modifiquei um pouco, mas ficou 5*.

Ingredientes:
- 4 bifes de perú;
- 7 salsichas de lata/pacote em vacúo;
- 1 lata de cogumelos;
- 1/2 limão grande ou 1 pequeno;
- Pimenta q.b.;
- Sal q.b.;
- Ervas Provence q.b.;
- Molho de soja/natas;
- Queijo mozzarella ralado.

Receita:
Cortam os bifes de perú em pedaços, temperando com o sumo de limão, a pimenta, o sal e as ervas provence deixando marinar (mais ou menos uma hora).
Depois retiram o molho em excesso que se formou, cortam as salsichas em rodelas e misturam à carne.
Fritam um pouco os cogumelos (para perderem água) e juntam também ao preparado anterior.
Por fim colocam o molho de soja/natas e o queijo ralado, levando ao forno a 200ºC por 30 minutos.
Delicioso!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chipolatas da R.Ovelha

Estas chipolatas surgiram depois de uma noite destas estar a ver o natal do chef Ramsay na Sic Radical.
As chipolatas são fáceis, simples de fazer e super boas.

Ingredientes:
- Salsichas pequenas frescas;
- Bacon em fatias.

Receita:
Enrolam o bacon nas salsichas e colocam num pirex e levam ao forno a 180ºC, durante 30 minutos.
Colocam palitos e servem.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Croquetes caseiros

Para aproveitar restos de carne e variar um pouco, cá em casa a ovelha filha e mãe decidiram fazer croquetes.

Ingredientes:
- 650g de carne;
- 8 c. sopa de farinha;
- 1 chávena de leite;
- 1 cebola;
- Pimenta q.b.;
- Azeite q.b.;
- 2 ovos;
- Pão ralado q.b..

Receita:
Trituram a carne e depois colocam a refogar com o azeite e a cebola. Juntam a pimenta e misturem bem.
Misturam a farinha com o leite, juntam ao refogado e apagam o lume.
Batem os ovos e noutro prato colocam o pão ralado.
Depois é só dar o formato aos croquetes, passar por ovo e pão ralado, no fim ou fritam ou congelam.

Bom apetite.





terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Sonhos felizes de 2012

Como seria de esperar no Natal houve os típicos doces e entre eles os sonhos de abóbora.

Ingredientes:
- 500g de abóbora;
- 350g de açúcar;
- 400g de farinha;
- 4 ovos;
- 1/2 laranja;
- 1 c. chá de fermento;
- óleo (para fritar);
- Açucar e canela (para polvilhar).

Receita:
Cozam a abóbora por meia hora, depois colocam a escorrer e a arrefecer. Quando estiver fria reduzem a púre.
Numa taça juntam a farinha, o fermento, o açúcar e mexem bem. Em seguida juntam os ovos, o púre de abóbora, a raspa e o sumo de laranja, mexendo tudo bem.
Aqueçem o óleo e fazendo pequenas bolas, colocam-nas a fritar.

Bons sonhos!

(receita adaptada do livro Leopoldona e a aventura do sabor, da Missão Sorriso do Continente)



domingo, 23 de dezembro de 2012

Bifes de perú surpresa

Ingredientes:
- 4 bifes de perú;
- Sal q.b.;
- Pimenta q.b.;
- Margarina q.b.;
- Banha (opcional) q.b.;
- Molho de soja ou natas;
- 4 c.sopa de leite;
- 1c.chá de caril (em pó);
- 1,5 c.sopa de ketchup;
- 2 c.chá de mostarda.

Receita:
Colocar numa frigideira a margarina e a banha, com os bifes já previamente temperados com sal e pimenta a fritarem.
Numa tigela misture o molho de soja/natas, caril, ketchup, mostarda e o leite.
Adicionar este molho aos bifes depois de louros e deixar engrossar um pouco (ficar cremoso/suave).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Empadinhas de Atum

Hoje, a querer improvisar algo fácil e rápido para jantar, mas que também não fosse o mesmo de sempre, decidi inventar e o resultado? FANTÁSTICO!


 Ingredientes:
- 1 pacote de massa folhada;
- 2 latas de atum;
- Cenoura média ralada;
- 1/2 cebola picada;
- 100ml de molho de soja, natas ou molho bechamel;
- Pimenta q.b.;
- Oregãos q.b.;
- Azeite (usei o que vinha nas latas de atum);
- 6 Formas.
Sal não usei pois tendo o atum como ingrediente torna-se desnecessário.

Receita:
Colocam a cebola picada com o azeite a refogar.
Depois juntam a cenoura ralada e quando apurar um pouco juntam o atum.
Em seguida juntam o molho de soja (ou natas ou bechamel), pimenta e os oregãos, mexendo bem e depis colocam a repousar e arrefecer.
Enquanto isso colocam o forno a pré-aquecer a 200ºC.
Cortam a massa (eu não tirei o papel vegetal, para ser mais fácil desenformar), colocam nas forminhas, por sua vez colocam o recheio e "fecham".
Levam ao forno por 20 minutos.

Eu acompanhei com arroz branco e tomates cherries.





terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quiche de espinafres do Sr. Poppey

Ingredientes:
- Espinafres q.b.;
- 1 lata de atum;
- 1 cebola pequena;
- Azeite q.b.;
- Molho de soja/natas;
- Massa folhada;
- Queijo ralado;
- 3 ovos;
- Pimenta q.b.;
- Oregãos q.b..

Receita:
Colocam os espinafres a refogar no azeite e na cebola picada, depois juntam a lata de atum.



Em seguida batem os ovos, juntam o molho de soja/natas, a pimenta e os oregãos.
Colocam a massa folhada na tarteira e picam o fundo e pré-aqueçem o forno a 200ºC.
Juntam ao preparado dos ovos o dos espinafres e misturam bem, juntam também o queijo ralado.
Colocam tudo na tarteira e polvilham com oregãos.
É só levar ao forno 20/25 minutos e já está.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Scones à lá Rainha "Enjoada"

Nunca tinha experimentado, e como a curiosidade levou a melhor, aqui estão uns scones deliciosos, rápidos e super fáceis...

Ingredientes:
- 250 g de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- 2,5 colher de sopa de açúcar;
- 40 g de manteiga (à temperatura ambiente);
- 1 ovo + 1 ovo mexido (para pincelar)- opcional este último;
- leite;
- 1 pitadinha de sal.

Receita:
Peneiram a farinha, o açúcar, o fermento e o sal para uma tigela e mexem.
Depois adicionam a manteiga, misturando muito bem (até ficar uma massa tipo granulada). Batem um ovo, juntando esse mesmo ovo à massa e mexem. Adicionam leite aos poucos até ligar a massa ou ficar homogénea.
Numa bancada com farinha, amassam a massa, depois é só dividir e se não tiverem nada de jeito à mão usem um copo. ( Se quiserem batem o outro ovo e pincelam os scones, para ficarem com um ar mais douradinho). Untem o tabuleiro e levem ao forno já pré-aquecido a 180ºC.
Quando estiverem prontos é só comerem assim ou com manteiga, doce, o que quiserem.

Eu esqueçi-me de pincelar antes de levar ao forno



Com manteiginha


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Strogonoff - A receita que se liga e desliga

Aqui está mais uma delicia...

Ingredientes:
- 6 bifes de perú;
- Sal q.b.;
- Pimenta q.b.;
- Noz-moscada q.b.;
- Mostarda q.b.;
- Margarina q.b.;
- 1 cebola;
- 1 folha de Louro;
- 1 lata de cogumelos;
- Ketchup q.b.;
- Polpa de tomate;
- Leite q.b.;
- Farinha maizena q.b.;
-1 pacote de natas.

Receita:
Cortam os bifes de perú às tirinhas, depois com sal, pimenta, noz-moscada e mostarda, reservando em seguida.
Picam a cebola e colocam a refogar com a folha e louro, na margarina. Em seguida colocam a carne e deixam refogar. Depois colocam os cogumelos para fazerem durante um pouco.
Colocam o ketchup, a polpa de tomate e mexem, depois colocam o leite misturado com a maizena, deixando 5 minutos.
Por fim é só colocar as natas.


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Pão de alho caseiro

Como fazer esta delicia em casa? FÁCIL....
Ingredientes:
- Manteiga q.b.;
- Ervas provence, oregãos, tomilho, salsa (ao critério de cada um);
- Alho;
- 1 baguete.

Receita:
Cortem a baguete em fatias mas sem chegar ao fundo, depois numa taça piquem a manteiga junto com os alhos e as ervas provence ou o que escolherem. Barrem a pasta entre as fatias e por cima do pão, embrulhem em prata e levem ao forno 10 minutos e já está.

:D

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Panados perfeitos à lá Ovelha...

Ingredientes:
- 4/6 bifes de péru fininhos;
- 5 dentes de alho;
- 1/ 1,5 limão;
- 1 ovo;
- Pão ralado q.b.;
- Alho em pó q.b.;
- Ervas provence q.b.;
- Pimenta q.b.;
- Sal q.b.;

Receita:
Cortam cada bife em 3 ou de modo a que nem fiquem muito grandes nem minúsculos...
Temperam os bifes com os dentes de alho às fatias, o sumo de limão, a pimenta e o sal, deixando repousar durante umas horas.
Numa taça batem o ovo e num prato colocam o pão ralado, o alho em pó, a pimenta e as ervas provence.
Ligam o lume deixando o óleo para fritar aquecer e começam a panar. 
Escorrem bem os bifes tirando-lhes o alhos, passam-nos pelo ovo e depois pelo preparado do pão ralado até os bifes ficarem bem cobertos, mas não em excesso. Fritam e acompanham com arroz branco ou com o que gostarem mais.
De comer e chorar por muito mais.... :)




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Esparguete à carbonara

Algo bem fácil e bem delicioso para toda a familía...

Ingredientes:
- Esparguete (a olho no meu caso);
- Chouriço, bacon, fiambre;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 1 lata de cogumelos (opcional);
- 1 pacote de molho de soja ou de natas;
- 2 ovos;
- Pimenta q.b.;
- Noz moscada q.b.;
- Azeite q.b.;
- Sal q.b..

Receita:
Coloquem o esparguete  a cozer em água, sal e azeite, durante 10 a 15 minutos e depois escorram.
Num tacho coloquem  a margarina, quando esta aquecer juntem o chouriço e o bacon cortados em cubos, deixando fritar.
Depois coloquem os cogumelos e deixam fritar também, mas até estes perderem a água.
Entretanto batam os ovos numa taça e juntem o molho de soja, a pimenta e a noz moscada, mexendo bem.
Por fim ao preparado do tacho juntem o esparguete, o fiambre aos pedaços e o molho. Mexam tudo muito bem, deixem só aquecer um pouco e já está!




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Feijoada

Ingredientes:
- 5 bifes de perú;
- 2 salsichas frescas;
- 3 entremeadas;
- 2 latas grandes de feijão branco;
- 1/2 chouriço ou 1/4 + 1/4 de dois chouriços diferentes;
- 1 farinheira;
- 1 cebola;
- 2 cenouras;
- 4 dentes de alho;
- 1 colher de chá de pimentão doce;
- 10 cl de azeite;
- 1 lata de tomate pelado;
- Sal q.b.;
- Pimenta moída q.b..

Receita:
Cortar os bifes em tirinhas e as entremeadas também (as salsichas só se cortam depois de cozinhadas,para não se desfazerem).
Cortar o chouriço e as cenouras às rodelas.
Levar ao lume a farinheira num tacho com água, até cozer, depois reservar até arrefecer e cortar em pedaços.
Colocar ao lume num tacho metade do azeite ( 5 cl ), deixar aqueçer e depois colocar os bifes de perú, a entremeada e as salsichas, deixando cozinhar até fritar. Retira-se para um prato e corta-se as salsichas em rodelas e reserva-se tudo.
No mesmo tacho coloca-se o resto do azeite e quando este aquecer, colocar a cebola picada, os alhos picados e as cenouras e mexer, depois colocar o chouriço e deixar cozinhar até a cebola ficar macia.
Adicionar o tomate pelado e o pimentão doce, misturar tudo e deixar ferver.
Ao preparado anterior junta-se as carnes, deixando novamente ferver.
Juntar o feijão e a pimenta, deixando cozinhar em lume médio por 20 minutos. ( Voltar a colocar a farinheira no tacho,para aquecer).


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Bifanas de porco com batatinhas

Ingredientes:
- 3 bifanas;
- 8/9 batatinhas;
- 3 dentes de alho;
- 1/2 limão;
- 1,5 colher de sopa de banha;
- 1 colher de chá de pimentão doce;
- 1 folha de louro;
- Vinho branco q.b.;
- 1 colher de sopa de margarina;
- Ervas provence q.b.;
- Sal q.b.;
- Pimenta moída q.b..

Receita:
Tempere as bifanas com a pimenta, o sal, o pimentão doce, a folha de louro, os alhos picados, sumo de limão e o vinho, deixando marinar por uma hora ou uma tarde.
Coloque as batatinhas a cozer com a pele, em água e sal, durante aproximadamente 25 minutos. Depois escorra as batatas e retire-lhes a pele.
Entretanto coloque numa frigideira ao lume, a banha. Depois de esta aquecer junte-lhe as bifanas escorridas e deixe-as fritar. Quando estiverem fritas junte-lhes a marinada e deixe engrossar um pouco o molho.

Noutra frigideira coloque a margarina e quando esta aquecer, coloque-lhe as batatinhas e temperas com as ervas provence. Deixe as batatinhas ao lume até dourarem.
E por fim....toca a comer! :)




quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Costeletas de porco com Caril & Mel a acompanhar com arroz de açafrão

Costeletas de porco com Caril & Mel

Ingredientes:
- 4 costeletas de porco;
- 4 dentes de alhos cortados;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 limões;
- Margarina q.b.;
- 1,5 colher de chá de caril;
- 3 colheres de sopa de mel;
- Sal q.b.;
- 1,5 colher de chá de farinha;
- Pimenta moída q.b..

Receita:
Juntam o sumo de limão, o caril,o azeite, o mel, sal e a pimenta e misturam bem, colocando as costeletas a marinar durante uma tarde.
Coloque um pouco de azeite na frigideira e frite as costeletas bem escorridas e com os alhos às rodelas, em lume baixo. Quando estiverem feitas, retire-as da frigideira e reserve-as.
Junte na frigideira um pouco de margarina, a marinada e um pouco de farinha, mexendo bem até ficar cremoso, depois volte a colocar as costeletas na frigideira até aquecerem e ganharem um pouco de sabor.





Arroz de açafrão

Ingredientes:
-1 cebola;
-50 g de margarina;
-300 g de arroz;
-1 colher de café de açafrão em pó;
-1/2 L de água;
-Sal q.b..

Receitas:
Pique  a cebola e leve a refogar com a margarina. Junte o arroz e deixe-o absorver a gordura, mexendo sempre para não queimar. Coloque o açafrão, deite a água a ferver e tempere com o sal. Tape e deixe cozer sobre lume moderado durante 20/25 minutos. (Coloque mais água se necessário).



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Empadão de salsicha

Uma receita bem simples e fácil. 

Ingredientes:
- 14 salsichas de lata ou pacote de vácuo;
- 1 cebola pequena;
- 1/2 lata de polpa de tomate;
- 1/4 caneca de leite;
- Rodelas de chouriço;
- Azeite q.b.;
- 1 colher de sopa de maizena;
- Arroz;
- 1 ovo.

Receita:
Coloquem o arroz a cozer. Piquem a cebola, para um tacho, com um fio de azeite e as salsichas cortadas as rodelas, deixando cozinhar uns minutos e mexendo sempre.

Em seguida coloquem o leite, mexendo até ferver.
Depois coloquem a polpa de tomate e mexam.
No fim coloquem a maizena e mexam até ficar cremoso.


Cortem o chouriço às rodelas. Coloquem num pirex uma camada de arroz, o preparado das salsichas e uma última camada de arroz, com o chouriço a enfeitar. Batam um ovo e pincelem por cima do preparado.


Agora é só levar ao forno a 180ºC ou ao microondas com grelhador.
Vai um pouco?!